MINICURSO 9: LINGUÍSTICA TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
QUINTA-FEIRA, 10/11 - 8h às 12h
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL DE COMO SE INSCREVER VIA SIGAA-UFS.
MINISTRANTES:
Fábio André Cardoso Coelho (UFF)
Janine Maria Rocha da Silva (SME-RJ/UFF)
EMENTA:
OBJETIVO GERAL: Apresentar aos docentes e aos estudantes de Letras questões teórico-práticas sobre o papel da argumentação no ensino do português, na Educação Básica, a partir dos postulados da Linguística Textual, focalizando a análise dos aspectos argumentativos presentes em diferentes gêneros textuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Discutir como é possível trabalhar a argumentatividade no ensino de produção textual, a partir de uma concepção linguístico-discursiva desse fenômeno da linguagem humana.
-
Conhecer alguns pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística Textual, fundamentados por pesquisadores da área, como Koch; Elias (2011; 2016) e de outras perspectivas que se ocupam dos elementos de análise do texto argumentativo;
-
Elaborar atividades de produção textual para aulas de português, na Educação Básica, com enfoque em estratégias argumentativas úteis ao alunado.
RESUMO DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Atualmente, nos estudos linguísticos, é frequente a afirmação de que todo discurso tem uma dimensão argumentativa e esse posicionamento foi registrado pela LT, por Koch (2005), já que, para autora, “toda ação verbal é dotada de intencionalidade e tenta influir sobre o comportamento do outro ou fazer com que compartilhe de suas opiniões”. Por essa razão, defende-se, neste minicurso, que a argumentação é uma atividade discursiva inerente ao ser humano e que não existe discurso neutro. Para tanto, primeiro mostraremos que, através de certos elementos linguísticos, o uso da linguagem é essencialmente argumentativo. Em seguida, mostraremos como, a partir de diferentes gêneros textuais, é possível trabalhar habilidades e estratégias argumentativas, na sala de aula; e, por último, mostraremos ainda algumas propostas de atividades de escrita que assinalam como se pode trabalhar a argumentividade no processo de ensino de produção textual, a fim de contribuir para a formação de um cidadão crítico e consciente.
PÚBLICO-ALVO E IMPACTO ESPERADO
Alunos de Graduação, Pós-Graduação dos cursos de Letras e afins; professores da Educação Básica e pesquisadores interessados pelo tema.